Parliament

No dia 15/10, fui ao Parlamento assistir `as sessoes. Fiquei impressionado com a facilidade para entrar. Literalmente cheguei `aporta e disse ao guarda: "quero assistir um debate no parlamento". Eles me encaminharam para a seguranca, tiraram uma foto (esta ai no cracha) e indicaram o caminho. Fui `as 19h entao nao tinha muita gente no predio o que foi otimo para admirar as pinturas que retratam os momentos mais importantes da historia do parlamento (um dos mais antigos parlamentos do mundo, diga-se de passagem, com 700 anos de sistema). A House of Commons, onde trabalham os "MPs" (Members of Parliament) 'e, de fato, bem comum. Muito menor do que parece na televisao e, perto da House of Lords, a Camara dos comuns 'e nada luxuosa, apesar das paredes traabalhadas em madeira e o estofado de couro verde (exatamente igual na galeria onde os visitantes sentam). A disposicao das cadeiras e o tamanho sao propositais, pois privilegiam o debate acalorado, uma vez que os representantes do governo (sentados `a direita do intermediador "speaker") ficam em frente `a oposicao (`a esquerda do "speaker"). O tema que estava sendo discutido era a liberacao de maior verba para o investimento em pesquisas cientificas para a viabilizacao de fontes energeticas mais limpas e economicas. Como eles disseram: uma medida que beneficiaria "not only this country, but the whole world". A camara estava bem mais para vazia do que para cheia (achei estranho para um debate desta importancia). O "vossa excelencia" do Brasil 'e o "my honorable friend" daqui. A oposicao reage durante o discurso do governo com frases indignadas e, ate mesmo, vaia. Contudo, dentro de um nivel aceitavel que nao impeca o orador de desenvolver o raciocinio.

Deixei a camara dos comuns em direcao `a House of Lords. Antes, tive tempo para admirar o main hall que tem um lustre imenso. A Camara dos Lordes 'e extremamente luxuosa com o trono da rainha no final da sala cheio de detalhes em ouro. Paredes em madeira extremamente trabalhada, carpete azul marinho contrastando com o couro verelho dos assentos. Os Lordes muito bem vestidos e percebi maior participacao feminina. Nao pude tirar fotos no interior, mas tirei uma foto do Big Ben na entrada e uma na saida e coloco duas fotos tiradas da Internet para ilustrar este post.

4 comments:

Rodrigo said...

Belíssimo passeio! Da próxima vez que eu for, quero fazê-lo. Abraço,
Nome acima identificado.

Laura B. said...

Craudio, muito legal MESMO seu passeio!

Sem entrar no mérito das diferenças de regime, aqui também é bem fácil assistir às sessões. Basta comparecer (com o adendo de que escutar nossos parlamentares equivale a ajoelhar no milho). De qualquer forma, recomendo. O procedimento dos guardas é o mesmo. E o plenário do nosso Congresso -sem qualquer patriotismo- também é lindo!!!

Adorei a configuração desse aí. Superinteressante! Legal existir a intenção de acalorar o debate, né?? Aqui não precisa. E viva as diferenças culturais!

Claudio said...

RESPOSTAS 1

Rodrigo, essa 'e a segunda vez que faco este passeio. Nao sei se se lembra, mas quando vc esteve aqui tentei leva-los, mas o parlamento estava em recesso.

Lauretts, fico feliz de saber que vc esta lendo o blog (na verdade fico meio desapontado com a falta de comentarios, pois nao sei se as pessoas estao entrando aqui pra ler, ai nao vale o trabalho de manter um blog). Vc tem razao, ja fui assistir as sessoes no Brasil e o acesso 'e o mesmo. Tudo nosso, em teoria, 'e bom. O problema 'e que as regras nao se aplicam.

Renata Burttet said...

Que incríveis essas fotos, parecem retiradas de um filme, deve ter sido muito legal assistir ao debate!! Nunca fui a Londres mas quando for vou querer conhecer com certeza!
Descobri teu blog pelo da Olivia!
Adoramos teus comentários no blog da Bruna, é incrível como as pessoas podem se aproximar pela net, né?
Bjs da prima e da priminha.